Salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta quinta-feira

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

O novo valor foi informado após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

Brasília – O novo salário mínimo, no valor de R$ 1.621, passa a valer a partir desta quinta-feira (1º). O reajuste, de 6,79% ou R$ 103, foi confirmado pelo Ministério do Planejamento e Orçamento no último dia 10. O salário mínimo anterior era de R$ 1.518.

O novo valor foi informado após a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), utilizado no cálculo do reajuste anual do salário mínimo. O indicador registrou 0,03% em novembro e acumula 4,18% em 12 meses.

Pela estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o novo salário mínimo injetará R$ 81,7 bilhões na economia. O cálculo considera os efeitos sobre a renda, o consumo e a arrecadação, ainda que em um cenário de restrições fiscais mais rígidas.

Entenda

A regra do reajuste do salário mínimo determina que o valor tenha duas correções: uma pelo INPC de 12 meses acumulado até novembro do ano anterior, ou seja, 4,18%, e outra pelo crescimento da economia de dois anos.

No dia 4 de dezembro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revisou os dados do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) de 2024, confirmando expansão em 3,4%.

No entanto, o arcabouço fiscal, mecanismo que controla a evolução dos gastos públicos, determina que o ganho acima da inflação seja limitado a um intervalo de 0,6% a 2,5%.

Pela regra, o salário mínimo de 2026 seria R$ 1.620,99 e, com o arredondamento previsto em lei, passa para R$ 1.621, reajuste de 6,79%.

Fonte: Agência Brasil

O que há de novo

Descubra as atualizações mais recentes em nossa página e mantenha-se informado.

Tenente Roney leva experiência das ruas para a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de Roraima
Com aproximadamente 24 anos de atuação na Polícia Militar, candidato do Agir apresenta a segurança pública, a valorização dos servidores e o uso da tecnologia entre suas principais bandeiras.
Mayra Dias cobra preparação da saúde do Amazonas para possíveis impactos do El Niño
Requerimento solicita medidas preventivas diante dos riscos de dengue, problemas respiratórios e desidratação
Omar cresce 2,4 pontos em nova pesquisa e amplia vantagem na disputa pelo Governo do Amazonas
Levantamento do Instituto Veritá mostra Omar Aziz com 33,4% dos votos válidos e abre 6,5 pontos para a 2ª colocação
Plínio Valério busca reeleição para dar continuidade à PEC que estabelece mandatos para ministros do STF
Senador amazonense defende continuidade no Senado para dar prosseguimento à PEC que estabelece prazo definido para integrantes do Supremo e prevê renovação periódica da Corte.
Rodinei Ramos articula reabertura do retorno do Parque São Pedro em até 15 dias
Após reivindicação de moradores e comerciantes, vereador Rodinei Ramos articula solução junto ao IMMU e retorno da Avenida Torquato Tapajós deve ser reaberto em até 15 dias para melhorar o acesso ao Parque São Pedro.
Apoiadores de Roberto Cidade realizam bandeiraços em todas as zonas de Manaus na manhã deste sábado (5)
As ações, que contaram com a presença da primeira-dama Thaisa Cidade, foram realizadas em alguns dos principais pontos da capital.
Portal AGazeta da Tarde
Copyright © 2024
Portal AGazeta da Tarde
Copyright © 2024
Atendimento por WhatsApp
Portal Agazeta da Tarde
Atendimento de segunda à sexta das 07:30h às 18:00h e aos sábados das 07:30h às 12:00h.
Atendimento por WhatsApp
Portal Agazeta da Tarde
Atendimento de segunda à sexta das 07:30h às 18:00h e aos sábados das 07:30h às 12:00h.

Portal AGazeta da Tarde

Copyright © 2024

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência. Ao clicar em 'ok" e continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade